sábado, 23 de maio de 2015

Altern





"De repente, virou a cara e viu Karoline à sua direita. Reparou então o que não vira no encontro da véspera: ela envelhecera: pálida, inchada e respirando com dificuldade, dormia o sono matinal das mulheres em processo de envelhecimento. Reconheceu então a mudança dos tempos, que ele próprio ignorara. Reconheceu também a sua própria mudança e decidiu levantar-se imediatamente, sem acordar Karoline, e ir-se embora tão fortuitamente, ou, por outras palavras, tão fatalmente como se tinham encontrado no dia anterior, Karoline e ele. Vestiu-se furtivamente e saiu para dar início a um novo dia, a um dos seus habituais novos dias."

Joseph Roth, A Lenda do Santo Bebedor, Lisboa: Assírio & Alvim, 1997: 41

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Ein Gebet für Onkel A.




"A dor é útil para chamar a atenção. Mas o alarme é quase sempre disparatado. A dor num cotovelo, mesmo normalmente uma dor de cabeça. Uma picada de lacrau. Um dedo que se entalou. Uma queimadura. Mas um cancro não dói para dar aviso."

Vergílio Ferreira, na tua face, Lisboa: Bertrand Editora, 2000 , p. 185

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mein Herz blutet, meine Seele Weint







"Tag der Trauer"



"Karin encontra-se agora aí, com o rosto virado para a zona escurecida, chora por si própria e por esta perda incompreensível.
Alguém , um homem, pára e volta para trás. Fica parado, discreto, por momentos, a dois metros dela, depois pergunta: Can I do something for you?"

Ingmar Bergman, Lágrimas e Suspiros. Persona. Dependência. Lisboa: Assírio & Alvim. 2002: 119

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Licht


"há uma solidão específica para as noites, uma espécie de agrura que o escuro inventa. esconde o mundo como se escondesse a possibilidade de encontrar alguém. gostava de um lustre magnífico, tremendo e sempre aceso no lugar do sol.gostava que pendesse cristais e fosse encantatório. noite e dia. com ou sem gente. a solidão é muito um problema de luz."

valter hugo mãe, in https://www.facebook.com/pages/Valter-Hugo-Mãe-Pag-Oficial/, postado a 27/04/2015

Bittgebet





"Pai que estais no céu e dentro do meu coração, inclinai Vossos ouvidos para o meu sofrimento e tende misericórdia de mim que tenho casa de cimento e vidro e não posso dormir no campo sob um manto de estrelas."

Adélia Prado, "Solte os cachorros, Rio de Janeiro: Record, 2006, p. 47

domingo, 10 de maio de 2015

Hoffnung 2



"Deus dá a aboboreira, Deus a tira.
E nada há noutra vida que eu prefira."

Daniel Jonas, Nó, Lisboa: Assírio & Alvim, 2014, p. 58

terça-feira, 5 de maio de 2015

Die andere Frage



"Que é que fica - pergunta o convidado - nos nossos corações?...
- A outra pergunta - responde o general. E não solta a maçaneta da porta. - A outra pergunta resume-se em saber o que ganhámos com toda a nossa inteligência, orgulho e superioridade? (...) Sei que é uma pergunta difícil. Eu não sei responder-lhe. Vivi tudo, vi tudo, e não sei responder a essa pergunta. Vi paz e guerra, vi miséria e grandiosidade, vi-te cobarde e vi-me a mim mesmo vaidoso, vi luta e concordância. Mas no fundo, o significado da vida e das nossas acções talvez tenha sido esse laço que nos uniu a alguém - laço ou paixão, chama-lhe o que quiseres. Essa é a pergunta? Sim, é essa. (...) Pensas também que o significado da vida não seja outro senão a paixão, que um dia invade o nosso coração, a nossa alma e o nosso corpo, e depois arde para sempre, até à morte? Aconteça o que acontecer? E que se nós vivemos essa paixão, talvez não tenhamos vivido em vão? É assim tão profunda, tão maldosa, tão grandiosa e desumana a paixão?... E talvez não se dirija a uma pessoa em concreto, mas apenas ao desejo mesmo?... Essa é a pergunta. Ou dirige-se a uma pessoa em concreto, desde sempre e para sempre à única e mesma pessoa misteriosa, que pode ser boa ou má, mas cujas acções e qualidades não influenciam a intensidade da paixão que nos une a ela? Responde, se sabes responder - diz mais alto e insistente."

 Sándor Márai, As velas ardem até ao fim, Alfragide: Publicações D. Quixote, 2001 , p. 152