terça-feira, 4 de novembro de 2014

Jetzt ist es zu spät...



"Talvez se eu tivesse dito que
te amava, ao despedir-me de ti, a vida 
tivesse sido outra, como se o curso de um rio 
se pudesse alterar quando toda a água
passou pelas margens que agora ficaram
secas. O amor, podia dizer-te, seria como 
o aluvião que arrasta tudo à sua 
passagem, devastando para sempre
a paisagem. Mas limito-me 
a ver que nada mudou, e verifico
que são as mesmas as plantas
que ali estavam quando
atravessei contigo a ponte de madeira,
embora sejam outras as folhas e as flores,
como outro será o teu rosto, tantos 
anos passados sem te ver. E
a imagem que de súbito me surgiu,
na velha fotografia a preto e branco
em que és apenas uma sombra, fez com
que eu tivesse dito, na solidão
desta sala, que te amava - como se 
pudesse sair de dentro do álbum, e
a vida que nunca vivemos pudesse 
recomeçar, neste instante em que
deitei para o lixo a fotografia
de onde não quiseste sair."

Nuno Júdice, "Remorso Branco", in O fruto da gramática, Lisboa: D. Quixote, 2014, p. 32 

Sem comentários: