sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Bilder...




"Acreditei numa distância breve entre o conhecimento
e a aparição de uma imensa luz transversal ao céu
e à vida; e reclamei a descoberta de imagens, de
um fulgor de frases condensadas no arco substantivo
do verso, da palavra definitiva do ocaso. A cabeça 
caía-me das mãos; e um cansaço de pensamento
atravessava o meu espírito como um barco 
pesado de intuições e de remorsos, de um lastro
de memórias de que não me conseguia
libertar. Esqueci-me do que descobrira. Andei
pela cidade olhando para todos os lados, em busca
do rosto cujos traços perdera como se, em cada rosto
que se cruzava comigo, eu pudesse reencontrar
o desenho da face, a cor imprecisa dos olhos
na passagem da tarde para a noite, o sorriso
familiar no canto dos lábios. E se
eu procurasse dentro de mim?, pensei, se
algures num canto de tempo há muito vivido
a sua voz se voltasse a ouvir murmurando,
ao meu ouvido, qual fora o seu destino? Mas
o tempo chegava ao fim, e rasguei a folha do álbum
onde guardara a sua imagem."

Nuno Júdice, "Na página de um álbum", in O fruto da gramática, Lisboa: D. Quixote, 2014, p. 16 

Sem comentários: